Fortes e Fronteiras
Projeto com Direitos Autorais registrado sob nº 152922, Biblioteca Nacional, 23/06/1998.
Objetivo: Produção de uma série de 4 episódios, vídeo-documentários para TV ( 48 min) e uso didático ( 26 min).
Visam apresentar um aspecto marcante da consolidação de nosso país, a história de nossas fronteiras, a partir de nossos fortes coloniais.
Como se criou o nosso mapa, o desenho de nosso território?
Esta história está contada nestas fortalezas plantadas pelo colonizador ao longo de nossos rios e costas. Algumas foram restauradas, outras são ruínas ou apenas vestígios, mas em todas encontramos a história da conquista e do estabelecimento deste imenso mapa.
Para melhor descrever a escala desta geografia conquistada, a série dedica um episódio a cada unidade geográfica e histórica. Assim, por exemplo, enquanto, em Salvador, “nosso primeiro forte” (1534) assinalava a posse do Brasil pelo Reino, duzentos anos mais tarde, as fortificações no Sul eram devidas “ao problema espanhol”.
Já o Forte Orange (PE), foi construído pelo invasor holandês, em 1631. O belíssimo Forte dos Reis Magos (RN/1598) foi a base para expulsão de franceses dedicados à pilhagem de pau-brasil.
Em Fernando de Noronha nos defendemos de piratas franceses e holandeses com 10 fortificações em apenas 26 km². Na construção do Norte brasileiro, tivemos o apoio de sete fortificações esparramadas da boca do rio-mar até o interior profundo da Amazônia.
As defesas do Rio Paraguay protegiam o ouro paulista de Cuiabá, ouro bandeirante, com os Fortes Coimbra e Iguatemy.
Desta forma, estrutura em quatro episódios enfoca cada uma das regiões geográficas brasileiras e conta de maneira nova um pouco dos conhecidos “ciclos econômicos” da primeira vida brasileira.
O projeto igualmente permitirá aos patrocinadores a doação de qualquer quantidade de cópias em DVD ao sistema escolar.
Para maiores informações, entre em contato.